6 dicas incríveis para beber bem em Bamberg, Alemanha.

Vista da cidade de Bamberg
Vista da cidade de Bamberg

Eu não sei aonde estava com a cabeça que não publiquei minha visita à cidade de Bamberg, na Alemanha.

Digo isso porque a Aecht Schlenkerla Rauchbier Märzen, uma cerveja de maltes defumados muito intensa produzida em Bamberg, foi a cerveja que despertou a minha curiosidade e me trouxe para esse universo cervejeiro. Depois disso sempre tive vontade de visitar a cidade e suas cervejarias.

A cerveja já tenho, cadê a feijoada?
A cerveja já tenho, cadê a feijoada?

Bamberg está situada na Francônia, parte norte do estado da Baviera. A cidade é linda, tranquila, fácil de se localizar. Eu percorri todos os pontos interessantes a pé, andando durante todo o dia. O clima é fantástico. É como voltar no tempo direto pra uma cidade medieval. Bamberg foi reconhecida em 1993 como patrimônio mundial pela UNESCO.

Prédio da antiga prefeitura de Bamberg, símbolo da cidade.
Prédio da antiga prefeitura de Bamberg, símbolo da cidade.

De Munique peguei um trem direto para Bamberg, em torno de 2 horas de viagem com a DB BAHN. Pesquisando hoje no site, a passagem sai por 45 euros. Fui no mês de agosto, e chegando na cidade….RÁÁÁ!!! Estava acontecendo a Sandkerwa, festival de rua em torno da cervejaria Schlenkerla que comemora o aniversário da igreja Elisabethian. São várias barraquinhas de cervejas locais (Bamberg abriga 9 microcervejarias)  e comidas típicas espalhadas pelas ruas da parte histórica da cidade. Pura sorte, já que eu nem sabia dessa festa.

Sandkerwa rolando solta
Sandkerwa rolando solta

Me hospedei pelo Couchsurfing na casa de uma alemã que adora cervejas, thanks Petra. Ela, muito gentilmente, fez um tour comigo por algumas cervejarias e bares da cidade para provarmos as famosas rauchbiers, entre outras maravilhas produzidas por ali.

1. Schlenkerla

Schlenkerla cervejaria e restaurante
Schlenkerla cervejaria e restaurante

A primeira parada não poderia ser diferente. Tomar uma(ssss) no restaurante da cervejaria Schlenkerla. Que emoção! Aquele aroma de maltes defumados (leia-se bacon), cerveja fresca e deliciosa. Além da cerveja, aproveite para sentar tranquilamente e comer por ali, os pratos são excelentes. Mas como a festa estava acontecendo na rua, não fiquei muito por ali.

Endereço: Dominikanerstrasse 6 –  Bamberg
Reserva de mesas: +49 (951) 56050 (diariamente das 11h as 23h)
Site

 2. Klosterbräu

IMG_1268

A Klosterbräu é a cervejaria mais antiga de Bamberg. Enquanto caminha pela cidade, bate aquela sede, por isso aproveite e faça uma pausa no restaurante da cervejaria. Provei a sopa do dia, sempre acompanhada por pão, e degustei uma bela WeissBier. Como diria Tim Maia, “numa relax, numa tranquila, numa boa”.

Endereço: Obere Mühlbrücke 1-3 – Bamberg
Telefone: +49 (0)951-52265
Site

3. Spezial Keller

A vontade é de ficar aqui o ano todo
A vontade é de ficar aqui o ano todo

Depois de provar a Spezial Rauchbier, o meu amor, que era único e exclusivo da Schlenkerla, foi abalado. Prová-la com a vista do biergarten da Spezial então…G-ZUISSS. O dia foi perfeito. Eles servem no caneco típico de cerâmica e é possível passar horas ali bebendo sem dizer uma única palavra, só admirando a vista e deixando o tempo passar lentamente.

Endereço: Sternwartstraße, 8 – Bamberg, Alemanha
Telefone:+49 951 54887
Site

4. Café Abseits

IMG_1326

Em primeiro lugar no ranking do Rate Beer, o Café Abseits faz por merecer. Além de várias cervejas alemãs, principalmente locais, servem também algumas clássicas belgas. Eu provei duas, uma pilsen sensacional, a Herren Pils  e na sequência um experimento da maltaria Weyermann, a Schlotfegerla. Uma Rauchbier bem equilibrada e leve se comparada com as rauchbiers locais, porém bem saborosa.

Endereço: Poedeldorfer Str. 39 – Bamberg, Alemanha
Telefone:+49 0951 30 34 22
Site

5. Mahr’s Bräu

IMG_1347

Taí um bom lugar para comer e beber bem, com tranquilidade, como se estivesse em casa. Bem menos turístico, deixei o biergarten da Mahr’s Bräu para o último dia finalizando com uma bela cerveja de produção própria.

Endereço: Wunderburg 10 – Bamberg, Alemanha
Telefone:+49 (0) 951 91 517 0
Site

6. Museu Francônio da Cerveja

IMG_1223

Aqui você não vai beber, mas vai aprender um pouco sobre a Francônia e suas cervejas.  Está localizado no Mosteiro Michelsberg, no alto da cidade, com uma linda vista da cidade. Vale muito a visita.

Endereço: Michelsberg 10f – Bamberg, Alemanha
Telefone:+49 (0) 951 53 016
Site

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
Edson Carvalho

About

Um viajante tão apaixonado por cervejas artesanais que rodou o Brasil inteiro atrás delas e agora dá dicas de onde encontrá-las.

View all posts by

10 thoughts on “6 dicas incríveis para beber bem em Bamberg, Alemanha.

    1. Carlão, eu fui sem marcar nada e acabei não visitando. Me ative mais aos restaurantes e bares das cervejarias, que já são bem bacanas. De qualquer forma entre em contato com cada um deles. Inclusive com a Weyermann que deve ser bem legal de visitar. Espero que curta a viagem. Valeu!

  1. muito boas suas dicas.
    Estou indo em AGOSTO,será que tem alguma destas festas de rua na cidade neste período?
    vou provar todas as cervejas deles ,porque aqui no nosso Brasil varonil, está difícil de tomar cerveja boa.
    abraço.
    att.
    Paulo Cesar Joenck

    1. Oi Adriana. Acredito que abrem sim. Todas tem restaurantes fechados e com isso calefação. E os biergartens, mesmo se estiverem disponíveis acho difícil alguém querer beber lá fora naquele frio.
      Depois conte aqui o que achou da cidade e quais lugares foi.
      Prost!

  2. Olá Edson.
    estou planejando ir a cidade em Janeiro porque amo cerveja (\O/) e me chamou bastante atençao nas minhas pesquisas!
    você se importaria de me passar o perfil Couchsurfing da Petra , moça que lhe hospedou? Eu possuo couch e tenho boas recomendações. Quero mesmo é encontrar pessoas locais para trocar ideia e passear junto.
    desde já, obrigada =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.