7 Fatos Curiosos na História da Cerveja

Mulheres Cervejeiras

A cerveja surgiu há milhares de anos e sempre esteve presente nas mais diversas, corriqueiras e inusitadas situações. Nesse tempo todo ela foi protagonista de muitas histórias em todas as partes do mundo. Daria uma enciclopédia se fôssemos citar todas, por isso me contive em apresentar 7 Fatos Curiosos na História da Cerveja.

Vamos a eles!

Sabia que o Livro de Recordes Guinness Book foi uma ideia pra promover a marca da icônica Cervejaria Irlandesa Guinness?

Guinness Cerveja
Cerveja Guinness

Pois é, a ideia surgiu no início da década de 50, quando o Sir Hugh Beaver, o então diretor administrativo da cervejaria, participava de uma festa de tiro.

Enquanto estava ali, tomando uns pints de Guinness, bem tranquilo e batendo um papo com seus anfitriões, surgiu a dúvida de qual seria a ave de caça mais rápida da Europa.

A partir dessa dúvida ele teve a brilhante ideia de criar um livro que resolvia várias das dúvidas e questões sem muita importância que surgem nos bares, no caso da Irlanda, nos pubs. Pra executar essa tarefa, ele convidou os irmãos gêmeos Norris e Ross McWhirter, investigadores de fatos. Mal sabiam eles que entrariam pra história criando um dos livros que se tornou o maior best seller de todos os tempos.

Irmãos McWhirters
Irmãos McWhirters

A grande inundação de cerveja

Cervejaria Meux’s Horse Shoe

O ano era 1814 em Londres, na Inglaterra. A cervejaria Meux’s Horse Shoe havia construído tonéis gigantes de cerveja que abrigavam suas Porters. Por mais impressionantes que fossem, eles eram feitos de madeira, e madeira, meus amigos, tem seus limites. Foi então que no dia 17 outubro de 1814 um desses tonéis estourou causando uma tragédia na cidade.

A cerveja arrebentou as paredes da cervejaria e avançou sobre as ruas do bairro, demoliu alguns prédios próximos e matou 8 pessoas. A maioria, senão todos, dos que morreram eram pobres imigrantes irlandeses que moravam em cortiços na região. Foi um verdadeiro tsunami de cerveja preta.

As mulheres que produziam cervejas

Mulheres Cervejeiras
Mulheres Cervejeiras

Na idade média a produção de cerveja era uma atividade quase que exclusivamente feminina. As mulheres produziam cerveja tanto para o consumo em casa, afinal cerveja sempre foi considerado um alimento, mas muitas fabricavam para vender em pequena escala nas suas pequenas tavernas. Na Inglaterra, essas mulheres eram conhecidas como Alewifes.

Acontece que essas mulheres começaram a garantir sua independência financeira e isso irritava os homens da época que tinham ciúmes do sucesso que o comércio delas vinham fazendo e com isso criaram algumas leis pra restringir esses negócios. Com o passar dos anos, os homens tiraram das mulheres esse posto e assumiram (ou seria roubaram) essa prática pra eles. Infelizmente eu diria que hoje não é muito diferente, não.

A verdadeira mãe das cervejas tipo Pilsen

Pilsner Urquell

O estilo de cerveja mais conhecido no mundo hoje é o que chamamos de tipo Pilsen. Mas a verdadeira Pilsen não tem nada a ver com essas cervejas da grande indústria que a gente encontra no supermercado e nos botequins da vida.

Uma das primeiras pilsens do mundo foi fabricada em 1842 na cidade de Plzen na República Tcheca pelo cervejeiro alemão, Josef Groll. Isso mesmo, Pilsen é o nome da cidade e por isso leva o nome ao estilo.

A cerveja é a Pilsner Urquell. Urquell significa “a fonte original” e o sufixo ER no final do nome Pilsener quer dizer “proveniente de“, ou seja, Cerveja Proveniente da cidade de Pilsen.

A cervejaria funciona até hoje e é possível visitar a fábrica e conhecer como ela era feita antigamente. A cidade fica a 90mk de Praga e dá pra ir em trem. Vale muito a pena.

Leis bizarras envolvendo o mercado de cervejas

Lei da Pureza da Cerveja
Reinheitsgebot: Lei da Pureza da Cerveja

No decorrer da história existiram várias leis e decretos com penas bizarríssimas, como por exemplo em 1272, em uma cidade francesa, os cervejeiros que não pagassem devidamente seus impostos, tinham a mão direita decepada e eram banidos da cidade.

Um outro decreto bem curioso, da cidade de Danzig, na Alemanha, dizia o seguinte: “Aquele que fabricar cerveja ruim será jogado no depósito de esterco da cidade.”

Que loucura, heim. Imagina esses decretos valendo hoje em dia! Tenho certeza que a gente veria bem menos cervejarias e cervejeiros andando por aí.

Mas foi em 1516 que o Duque Guilherme IV decretou a famosa Reinheitsgebot, também conhecida como Lei da Pureza. Essa lei dizia que as cervejas só poderiam ser produzidas usando três ingredientes: água, malte de cevada e lúpulo. Mais tarde foi incluído o trigo e depois a levedura. Esse foi, de certa forma, o início da fabricação moderna da cerveja alemã.

A cervejaria da Universidade de Harvard

Universidade de Harvard
Universidade de Harvard

A conceitua Universidade de Harvard, fundada em 1636 nos Estados Unidos, produzia cerveja pros seus alunos desde 1639, ou seja, 3 anos após sua fundação. Dizem que o primeiro presidente de Harvard foi destituído do cargo porque não provia cerveja suficiente pros alunos. Imagina se essa moda volta? Eu acho que também voltaria pra universidade.

E por volta de 1674 construíram a primeira cervejaria da própria universidade. Alguns alunos chegaram até a pagar as despesas do alojamento com malte de cevada.

Olha que coisa maravilhosa. Você estuda e recebe cerveja como um incentivo. Você mora no alojamento da universidade e paga com malte de cevada.

O Michael Jackson cervejeiro

Você sabia que o Michael Jackson era especialista em cervejas e foi uma das grandes autoridades nesse assunto no mundo inteiro? Pois é meus caros, mas o Michael Jackson que eu estou falando não é o rei do Pop não. O Michael Jackson cervejeiro foi um escritor e jornalista inglês e autor de vários livros que influenciaram o mundo cervejeiro como conhecemos atualmente.

Michael Jackson, The Beer Hunter
Michael Jackson, The Beer Hunter

Além de escrever de uma maneira descomplicada sobre cervejas e whisky, o Michael Jackson, nosso Papa da Cerveja, também era conhecido como Beer Hunter, o Caçador de Cerveja. Isso porque ele estreou um programa na Discovery Channel em 1989 chamado The Beer Hunter onde ele viajava o mundo, apresentando a cultura cervejeira de vários países que são referência na produção de cervejas, tais como Bélgica, Alemanha, República Tcheca, Estados Unidos e Inglaterra. Clique aqui pra assistir os seis episódios legendados. São verdadeiras aulas sobre o universo da cerveja artesanal.

E esses foram os 7 Fatos Curiosos na história da cerveja. Se você conhece algum outro fato curioso ou quer que eu faça um vídeo me aprofundando em algum desses temas, escreve aqui nos comentários.

Aproveite e assista o vídeo abaixo sobre este tema.

Aproveite e assine o meu canal no Youtube.

Saúde

Edson Carvalho

About

Um viajante tão apaixonado por cervejas artesanais que rodou o Brasil inteiro atrás delas e agora dá dicas de onde encontrá-las.

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.