Cervejas em San Francisco – Parte 01

menu-de-cervejas-21st-Amendment-2

O site Disque9 criou uma uma série bem legal chamada “Achei” onde convidam um especialista em algum assunto para contar o que achou mundo afora. O convidado de estreia foi o Rubens Hilcko, especialista em Segurança de Redes de Computadores, juiz de cervejas certificado pelo BJCP, cervejeiro caseiro da Moonshine Brewery e da Nazdarovia Brewery além de ministrar cursos de Análise Sensorial de Cervejas para a ACervA-PR. Gostei muito da matéria e conversei com o pessoal do Disque9, que autorizaram a reprodução na íntegra do post aqui no Viajante Cervejeiro. Dividi em duas partes, essa é a primeira. Aproveitem!

“CERVEJAS EM SAN FRANCISCO

Por Rubens Hilcko

O mercado norte americano é referência mundial no segmento cervejeiro e a Califórnia é o estado que tem mais cervejarias artesanais nos Estados Unidos. São mais de 400 cervejarias (dá uma olhada no mapa) produzindo mais de 280 milhões de litros de cervejas ao ano! Ou seja, um verdadeiro paraíso para os apreciadores de cervejas artesanais.

Por isso, falar de cervejas na Califórnia não é uma tarefa muito simples. Até porque a maioria das minhas cervejas preferidas vem desta parte do mundo e fica difícil eleger a melhor dentre tantas opções excelentes.

Nos últimos dois anos tive a oportunidade de viajar aos Estados Unidos algumas vezes com o objetivo de provar verdadeiras maravilhas da escola cervejeira americana. Então, minha sugestão para curtir as cervejas da Califórnia, é passar alguns dias em São Francisco e seguir a viagem de carro pela costa, pois as estradas são boas e as paisagens belíssimas.

Começando pela capital, abaixo estão alguns lugares que considero indispensáveis para quem é um apreciador de uma boa cerveja.

21st Amendment

A cervejaria possui um pub/restaurante localizado na 2nd Street. O local é bacana, o atendimento é ótimo e o cardápio bem variado, com destaque para os hambúrgueres que podem ser montados por você mesmo. Eles harmonizam super bem com as cervejas lupuladas da casa.

menu-de-cervejas-21st-Amendment-e1391104873746

Nessa linha, minha cerveja favorita da 21st Amendment é a “Brew Free or Die”, uma IPA com bastante lúpulo. Como deve ser.

O restaurante fica um pouco afastado da região da Union Square, mas é possível ir a pé até lá (são mais ou menos uns 20 minutos de caminhada).

Brew-Free-Or-Die-e1391107380387

Uma curiosidade deste local é que eles possuem algumas cervejas muito alcoólicas e não te recomendam tomar mais de dois copos se você não tomar água entre uma cerveja e outra.

Anchor Brewing

A Cervejaria Anchor é uma das mais antigas dos Estados Unidos e foi responsável pela criação de um estilo conhecido como Califórnia Common que consta no guia internacional de estilos de cerveja BJCP.

Alguns rótulos da Anchor podem ser encontrados no Brasil, mas vale muito uma visita a esta cervejaria! Para realizar o tour deve-se agendar com uma certa antecedência devido ao número excessivo de visitantes que eles recebem diariamente.

Mikkeller Bar

Apesar de a Mikkeller não ser americana é uma cervejaria que vem se destacando muito no cenário cervejeiro mundial, suas produções são irreverentes, ousadas e deliciosas.

A Mikkeller tem origem dinamarquesa mas não possui uma fábrica própria. São conhecidos como ciganos por viajar o mundo produzindo cervejas em outras cervejarias.

Alguns rótulos da Mikkeler podem ser encontrados no Brasil, mas o Bar de São Francisco foi o primeiro instalado fora da Dinamarca e está fazendo um sucesso enorme por lá.

Além das cervejas no bar é possível encontrar destilados, queijos e charcutaria muitas vezes produzida por eles.

Thirsty Bear

O BrewPub Thirsty Bear fica localizado nas proximidades da Union Square e é um ótimo lugar para fazer um happy hour.

thirsty-bear-bolacha-e1391107135991

Eles foram os primeiros e ainda são os únicos a produzirem cervejas orgânicas em São Francisco e possuem pratos espanhóis no cardápio. O legal do lugar é pedir uma seleção de queijos para fazer a harmonização com as cervejas da casa. Em noites especiais acontecem shows de música e dança flamenca.

Ferry Building Marketplace

Apesar de não ser um lugar especifico de cervejas o Ferry Building Market é um lugar sensacional pra quem gosta de boa comida e bebida. É uma espécie de mercado municipal com diversas opções de comidas, bebidas e restaurantes.

Você vai encontrar várias cervejas, vinhos, pães, queijos, azeites, cogumelos e muito mais da Califórnia neste mercado.

Minha recomendação é comprar alguns pães na Acme Bread, queijos artesanais na Cowgirl Creamery, frios na Boccalone e fazer um lanchinho acompanhado de uma boa cerveja lupulada.

Saindo de São Francisco, tanto para norte como para sul, algumas cervejarias merecem destaque. Se tiver a oportunidade, não deixe de visita-las. Inclusive vale muito a pena fazer o trajeto de carro, pois a paisagem em direção a estes lugares é muito bonita. Passando por parques nacionais e pela costa da Califórnia.

Quanto a visitar as instalações das cervejarias, elas são muito parecidas entre si, então, escolha uma ou duas para fazer o tour pela fábrica. O mais legal mesmo em minha opinião, é ir aos restaurantes/taprooms pra provar o que estes cervejeiros profissionais tem a oferecer em cervejas e comidas.

Gostou? Leia a segunda parte dessa Beer Trip aqui.

Edson Carvalho

About

Um viajante tão apaixonado por cervejas artesanais que rodou o Brasil inteiro atrás delas e agora dá dicas de onde encontrá-las.

View all posts by

5 thoughts on “Cervejas em San Francisco – Parte 01

    1. Grande Guilherme!
      Primeiro obrigado pela visita no site, acompanho teu canal também.
      Cara, este post foi convidado, eu não fui pra lá ainda.
      Infelizmente não conheço nenhum hostel para indicar.
      Aproveite sua viagem.
      Grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.