Sobreviver, comer e beber no Peru

Quem bebe bem indica! Este é o nome da nova seção do Viajante Cervejeiro. São posts de pessoas que me enviam textos de lugares, bares, restaurantes, lojas, que conheceram e provaram boas cervejas.

Quem estreia a seção é meu grande amigo e um grande viajante, Alexandre Cardoso. Ele foi pro Peru e nos conta um pouco sobre os lugares, cultura e as cervejas que bebeu por lá.

Sobreviver, comer e beber no Peru

Jantar num restaurante típico na cidade de Chivay, no Vale do Colca, participar de um ritual de celebração à folha de coca e festejar uma dança inca que retrata a luta do homem contra a febre amarela. Por mais que a gente planeje uma viagem com alguns dias (por que não dizer meses) de antecedência, viver o inusitado a milhares de quilômetros da sua casa é uma das grandes dádivas que um viajante pode ter.

Você já deve ter visto uma banda parecida em alguma praça brasileira
Você já deve ter visto uma banda parecida em alguma praça brasileira

Muitas pessoas associam Peru a Machu Picchu, da mesma forma que a Paris à Torre Eiffel e o Rio de Janeiro ao Cristo Redentor. Indiscutivelmente, a cidade perdida inca vale o passeio e é um destino obrigatório, principalmente para quem tem poucos dias para aproveitar.

Machu Picchu lá embaixo e a desanimadora ideia de ter que descer tudo o que subiu
Machu Picchu lá embaixo e a desanimadora ideia de ter que descer tudo o que subiu

Agora, se você é um bem-aventurado que dispõe de vários dias de exploração, espírito desbravador e um bom par de pulmões, prepare-se: Peru irá desafiar seus limites.

Depois de passar por dois vulcões e chegar a 4,9 mil metros de altitude, Cânyon Colca, o lar dos condores
Depois de passar por dois vulcões e chegar a 4,9 mil metros de altitude, Cânyon Colca, o lar dos condores

Aos apreciadores da boa cerveja, a paixão nacional peruana é Cusqueña, já conhecida de alguns cervejeiros. Embora não seja uma cerveja de estilo diferenciado – equipara-se à Quilmes e à Norteña –, saboreá-la com um Ceviche, iguaria feita com peixe cru marinado no suco de limão, é uma ótima forma de se misturar aos descendentes dos quechuas. A Pilsen Callao é outra cerveja peruana que merece uma degustada.

Ceviche e Pilsen Callao. Sim, você fará essa dobradinha
Ceviche e Pilsen Callao. Sim, você fará essa dobradinha

Se quiser diversificar (e você deverá querer), a cultura peruana proporciona uma série de experiências etílicas e gastronômicas, como o famoso pisco sour, uma espécie de caipirinha peruana feita com aguardente de uva, a chicha morada, curioso refresco feito com milho roxo, também chamado de maiz morado; a deliciosa carne de alpaca (uma prima rica da Lhama), e, para os mais corajosos, o cuy, um porquinho-da-índia assado inteiro. Se for comunicar essa especiaria a um gringo, fale Guinea Pig e não Indian Pig!

Alpaca e Chicha Morada: Quando a refeição se torna mais roots
Alpaca e Chicha Morada: Quando a refeição se torna mais roots

Depois de passar pela cosmopolita Lima, pela histórica Cusco, pelas famosas linhas de Nazca, por Puno – com o lago mais alto do mundo, Titicaca, e suas ilhas flutuantes, e por Arequipa, com o famoso Cânyon Colca, o mais profundo do planeta, (ufa) você ainda pode querer uma recompensa à altura do desbravador cervejeiro. Fique tranquilo e aproveite a carta (pequena, mas honesta) de cervejas especiais importadas. O preço é pra gringo, mas honesto. Se achar muito caro, ou se te tomaram por um americano esnobe e gastador, faça como o bom brasileiro: estufe o peito, olhe nos olhos, prepare o seu melhor portunhol… e pechinche! Com certeza, isto coroará sua experiência em terras ancestrais incas.

Descanse, amigo viajante, e sinta-se em casa
Descanse, amigo viajante, e sinta-se em casa

Restaurante
Punto Azul Cevicheria
595 San Martín Miraflores Lima

Hostels
Pariwana Hostel Lima
Av. Jose Larco 189, Miraflores, Lima 

Pariwana Hostel Cusco
C. Meson de la Estrella 136, Cusco

perfil

 

Alexandre Cardoso, Foi educado lendo Hellblazer, é o rei dos trocadilhos e gostaria de ganhar a vida assistindo seriados.”

Tem algum lugar que você conheceu, um bar, um restaurante, uma loja, onde vendem boas cervejas e quer recomendar? Escreva um texto, envie suas fotos (autoria própria) e envie para contato@viajantecervejeiro.com.br. Pode ser que ele seja publicado na seção Quem bebe bem, indica!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
Edson Carvalho

About

Um viajante tão apaixonado por cervejas artesanais que rodou o Brasil inteiro atrás delas e agora dá dicas de onde encontrá-las.

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.