Desde que eu comecei a trabalhar com cervejas, por volta de 2009, a degustação sempre fez parte da minha rotina. É preciso provar para aprender. Você pode até conhecer o estilo pela teoria, mas só a experiência prática vai te ensinar sobre ela. E convenhamos, não conheço uma alma nesse mundo que queira aprender sobre cervejas sem prová-las.
Em uma degustação de vários estilos é sempre importante seguir algumas dicas, lembrando que não existem regras, mas sim orientações para que sua experiência seja mais completa e prazerosa.
Uma cerveja mais leve geralmente dá início às degustações. “Mas o que é uma cerveja leve, Sr. Viajante?”. Quando digo leve, estou me referindo ao teor alcoólico e a intensidade de sabor de cada uma delas. Pilsners e witbiers, por exemplo, são ótimas pra iniciar uma degustação. Nas sequência você pode incluir uma pale ale, uma IPA, uma bock e assim por diante. Geralmente as cervejas de malte torrado, como porters e stouts, encerram as degustações, e nem sempre são as mais alcoólicas, porém são intensas em sabor. O que vale é testar.
A convite do site mybest Brasil, selecionei 11 cervejas artesanais para você degustar em sequência. A lista está no site mybest-brazil.com.br. Escolha as suas clicando aqui e divirta-se. Saúde!
Gostaria de indicação para um Tour Cervejeiro em Florianópolis. Pode me ajudar?
Bom dia, Annie. Desculpa a demora na resposta. Eu fiz um post no Instagram onde mostro 42 bares cervejeiros em Floripa. Nesse link: https://www.instagram.com/p/CS-b1URLMJv/
Espero que ajude. Abraço
Edson b dia que copo Vc recomenda para degustação de cerveja?