Por dentro de uma das maiores cervejarias da Espanha

EstrellaDamm04Se você foi ou pretende ir a Barcelona, com certeza em algum momento da sua viagem irá provar uma Estrella Damm, seja ela em garrafa ou em barril (chope). A Estrella Damm é uma das cervejas mais consumidas em toda Espanha e a número um na província da Catalunha.

Com sede em Barcelona, a cervejaria fabrica 11 estilos de cerveja, sendo que sete deles é possível encontrar no Brasil.

A Cervejaria

EstrellaDamm01Floris van Neerrijnen, gerente de exportação do grupo S.A. Damm, foi quem me levou por toda à Fábrica e me apresentou a cervejaria. Inaugurada em 1876 por August Kuentzmann Damm, emigrante da Alsácia (França), fundou a cervejaria e com o passar dos anos cresceu e conquistou mercados.

Tudo é extremamente automatizado, todo o controle é feito por computadores em uma sala com várias telas e muita informação, o próprio mestre cervejeiro, junto com outros engenheiros, passam quase todo o tempo nessas salas monitorando as receitas, quantidades de matéria prima, enfim, toda produção.

EstrellaDamm03
Linha de produção

Com toda essa tecnologia perde-se o encanto daquela produção mais artesanal, daquele cuidado mais humano com o produto, mas é preciso considerar que estamos falando de uma grande cervejaria, com bons produtos, porém para um consumo mais abrangente.

Infelizmente a sala de brassagem estava em manutenção, mas passei pelas salas de engarrafamento, pasteurização e paletização. Galpões enormes, com várias máquinas trabalhando a todo vapor, e poucos funcionários.

EstrellaDamm02
Linha de produção

De acordo com Floris, as lagers, principalmente as do estilo pilsner, ficam prontas em 04 semanas, no mínimo. Já as outras levam um pouco mais de tempo para serem engarrafadas e vendidas.

Estilos produzidos

EstrellaDamm05
Floris van Neerrijnen e as cervejas do Grupo Damm

Weiss Damm (Weizenbier – 5,0%), Voll-Damm (Marzënbier – 7,2%), Bock Damm (Munich Dunkel – 5,4%), Estrella Damm Barcelona (Pilsner – 5,4%), Estrella Damm Daura (Pilsner sem glúten – 5,4%), Estrella Damm Inedit (Witbier – 4,8%), A.K. Damm (Standard American Lager – 4,8%), Saaz Damm (Lite American Lager – 3,5%) Damm Lemon (Fruit Beer – 3,2%), Free Damm Lemon (Fruit Beer Sem Álcool – 0,0%) e Free Damm (Pilsner Sem Álcool – 0,0%).

Garrafa nacional e tipo exportação.
Garrafa nacional e tipo exportação.

The Beer Of Barcelona
O lema da Estrella Damm é The Beer Of Barcelona. A ideia é incorporar toda a energia e alegria da cidade transformando-a em uma cerveja local e repleta de prazer.

Abaixo alguns vídeos que mostra a tentativa da empresa em se tornar seu próprio lema.

Vídeo institucional 2009
Vídeo institucional 2010
Vídeo institucional 2011

Agradecimentos
Iron Mendes da Importadora BrazilWays que fez o contato com a cervejaria e possibilitou a visita.
Floris van Neerrijnen, Export Area Manager do Grupo S.A. Damm que disponibilizou uma manhã inteira do seu dia para me apresentar a fábrica e me explicar todo o processo de fabricação das cervejas.

Mais informações: www.damm.es

Texto publicado originalmente no Mestre-Cervejeiro.com

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
Edson Carvalho

About

Um viajante tão apaixonado por cervejas artesanais que rodou o Brasil inteiro atrás delas e agora dá dicas de onde encontrá-las.

View all posts by

2 thoughts on “Por dentro de uma das maiores cervejarias da Espanha

  1. estive ai mas não tive como visitar ai ,mas fiquei encantada com as belezas. Como faço para comprar pela internet. sou de Costa Rica MS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.