O curso de Marketing de Cerveja, desenvolvido pelo estúdio Marketing Cervejeiro, está com as inscrições abertas para novas turmas. Rio de Janeiro e Ribeirão Preto serão as próximas cidades a receber o curso em 2017.
A primeira turma aconteceu no Rio de Janeiro, e agora a cidade ganhou sua 2ª edição de 21 a 31 de agosto com horário diurno, para viabilizar aos que trabalham em bares e pubs. Em Ribeirão Preto o curso acontecerá de 6 a 11 de novembro, durante a semana do IPA Day Brasil.
Eu participei como professor convidado na turma de Porto Alegre e foi muito legal trocar minha experiência como publicitário com os alunos de lá. A maioria dos participantes já eram do meio e estavam em busca de se especializar ainda mais para alavancar o setor.
O curso aborda desde conceitos básicos sobre cerveja artesanal, harmonização e mercado cervejeiro, até conceitos e cases de marketing, publicidade, administração e marketing digital aplicados ao universo da cerveja, com exercícios práticos e atividades complementares. A ementa das disciplinas está no site do Marketing Cervejeiro, o primeiro estúdio de Propaganda e Marketing especializado em cerveja do Rio de Janeiro.
O objetivo da startup é contribuir para a profissionalização do mercado cervejeiro brasileiro. “Cada vez mais pessoas se formam como homebrewer ou sommelier, começam a produzir e vender cerveja ou oferecer serviços de consultoria, mas muitos deixam a desejar em seu posicionamento estratégico e comunicação, muitas vezes por falta de um profissional qualificado para auxiliar.” explica Érica Barbosa, fundadora do projeto.
Érica é formada em Marketing e pós-graduada em Marketing Digital pela ESPM, com formação executiva em Gestão Estratégica da Inovação pela FGV e Programa de Desenvolvimento do Harvard Business Review. Apaixonada por cerveja, se formou na 1ª turma de Sommelier de Cervejas pela Escola Superior de Cerveja e Malte – Blumenau, certificada pela Doemens Akademie. Conta ainda com cursos de Harmonização, Produção Caseira, Análise Sensorial, Negócios Cervejeiros e Bartender. Foi Supervisora de Marketing na maior distribuidora de cervejas especiais do Rio e hoje é Gestora de Inbound Marketing do e-commerce The Beer Planet e proprietária do estúdio, onde realiza consultoria e coordena o curso de Marketing de Cerveja.
As aulas são ministradas por ela e mais três professores convidados em cada turma, que são os principais profissionais de comunicação e estratégia especializados em cerveja do Brasil: Amanda Henriques, Bento Ferreira, Bia Amorim, Edson Carvalho, José Padilha, Laura Aguiar, Rafa Moschetta e Taiga Cazarine. Juntos, estão capacitados a orientar os empreendedores do mercado cervejeiro, e também os profissionais de propaganda e marketing que queiram trabalhar com cervejas artesanais. Conheça suas formações e experiências:
Professores participantes da turma do Rio de Janeiro
José Padilha – Um dos pioneiros do mercado cervejeiro carioca, é Sommelier de Cerveja formado pela 1ª turma da Doemens Akademie no Brasil e Mestre em Estilos pelo Siebel Institute of Technology em Chicago (EUA), além de publicitário pela PUC com 30 anos de experiência em propaganda. Hoje é sócio-diretor do The Beer Planet, consultor dos supermercados Zona Sul e da distribuidora Premium Brands, professor na Escola Superior de Cerveja e Malte, jurado internacional de cervejas e colunista da Revista Gula e da Rádio Band News.
Participação: disciplinas de Introdução ao Universo da Cerveja, Publicidade e Concursos Cervejeiros.
Taiga Cazarine – Jornalista, Sommelière pela Escola Superior de Cerveja e Malte / Doemens Akademie, Mestre em Estilos pelo ICB e Tecnóloga em Produção de Cerveja pelo SENAI. Acumula a experiência de 10 anos no jornalismo, sendo os 4 últimos dedicados ao ramo cervejeiro. Foi idealizadora do programa Cerveja de Conteúdo da rádio CBN em Ribeirão Preto, docente do SENAC, gerente no São Paulo Tap House, curadora do app corporativo Beer Lovers da Ambev e hoje é Beer Huntress do e-commerce WBeer.
Participação: disciplinas de Mercado Cervejeiro e Jornalismo.
Bento Ferreira – Publicitário, especialista em Marketing Digital, Homebrewer e Sommelier pelo Instituto da Cerveja e Academia Barbante, certificado pela Doemens Akademie. Trabalha com comunicação social há mais de 10 anos, sendo os 5 últimos com foco em criação de rótulos para cervejas artesanais. Hoje é sócio proprietário da Agência Alvo e professor na Escola da Cerveja, ambos em Porto Alegre – RS, além de palestrante e colunista da Revista Beer Art.
Participação: disciplina de Criação de Rótulos de Cerveja.
Professores participantes da turma do Ribeirão Preto
Amanda Henriques – Editora do blog Maria Cevada, um dos principais portais cervejeiros do Brasil. É jornalista pela UFF com MBA em Marketing pela FGV e especialização em Marketing Digital pela ESPM, além de sommelière pelo Instituto da Cerveja do Brasil. Acumula a experiência de 9 anos em comunicação na Globosat, sendo hoje responsável pela área digital dos Canais Adultos. Em paralelo, produz conteúdo cervejeiro desde 2013 através do seu blog, mídias sociais e YouTube.
Participação: disciplinas de Marketing Digital (Blogs, Influenciadores, YouTube Marketing e Otimização para o Google).
Rafa Moschetta – Formado em Desenho Industrial, pós-graduado em Marketing pela ESPM e Sommelier de Cerveja certificado pela Doemens. Ingressou no mercado cervejeiro em 2011, quando atuou como Gestor de Marketing da Cervejaria Colorado por cerca de 3 anos. Hoje é proprietário da cervejaria Weird Barrel Brewing Co. e da Academia de Ideias Cervejeiras, estúdio de consultoria para cervejarias a qual promove os eventos IPA Day em Ribeirão Preto e A Pint With The Queen, em São Paulo.
Participação: disciplinas de Organização de Eventos e Concursos Cervejeiros.
Bia Amorim – Sommelière de Cervejas certificada pela Doemens e formada em Hotelaria, com pós em Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação. Trabalha na área gastronômica desde 2001, e atuou como Gestora de Marketing da Cervejaria Colorado. Possui experiência como professora em faculdade de Gastronomia e pelo Science of Beer, e hoje é fundadora da revista Farofa Magazine e da agência Por Obséquio. Também atua como guia etílica, palestrante e colunista da Mixology News e Papo de Homem.
Participação: disciplina de Administração de Negócios Gastronômicos.
Serviço:
Rio de Janeiro – RJ
Período: 21 a 31 de agosto (8 dias)
Horário: 2ª a 5ª das 9h às 16h (dia 31 das 9h às 12h)
Carga horária: 45 horas
Local: CDPV Centro de Eventos (Av. Rio Branco, 81 / 7º andar – Centro)
Ribeirão Preto – SP
Período: 6 a 11 de novembro (6 dias)
Horário: 2ª a 6ª das 8h às 17h e sábado das 8h às 13h
Carga horária: 45 horas
Local: Flat Bassano Vaccarini (Rua Barão do Amazonas, 788 – Centro)
Informações e inscrições: www.marketingcervejeiro.com.br/cursos
Dúvidas: contato@marketingcervejeiro.com.br
Edição Porto Alegre
Período: 31 de julho a 5 de agosto
Professores participantes da turma de Porto Alegre
Edson Carvalho – Editor do blog Viajante Cervejeiro, formado em Publicidade, pós-graduado em Marketing na Espanha e Sommelier de Cervejas pela ABS. Foi Gestor de Marketing na franquia Mestre-Cervejeiro.com de 2012 a 2014, quando iniciou sua viagem cervejeira. Durante sua saga pelo Brasil, pôde acompanhar na prática as ações que cervejarias e bares desenvolvem para atrair seus públicos. Hoje está escrevendo um livro sobre sua viagem cervejeira e é curador do clube Beer Flakes.
Laura Aguiar – Engenheira de Alimentos pela UFRGS com pós em Marketing pela ESPM e em Gestão de Projetos pela FGV, Técnica Cervejeira pelo SENAI, Mestre Cervejeira pela University of California Davis (EUA) e Sommelière pela ESCM / Doemens Akademie. Trabalha desde 2007 na indústria cervejeira, onde já atuou em maltarias e cervejarias nas áreas de processo, qualidade e desenvolvimento. Hoje é Mestre Cervejeira da Ambev e professora do curso de Sommelier de Cervejas na Escola Superior de Cerveja e Malte.
Bento Ferreira – Publicitário, especialista em Marketing Digital, Homebrewer e Sommelier pelo Instituto da Cerveja e Academia Barbante, certificado pela Doemens Akademie. Trabalha com comunicação social há mais de 10 anos, sendo os 5 últimos com foco em criação de rótulos para cervejas artesanais. Hoje é sócio proprietário da Agência Alvo e professor na Escola da Cerveja, ambos em Porto Alegre – RS, além de palestrante e colunista da Revista Beer Art.
Atividades complementares realizadas:
Rota de bares – visitamos com os alunos os bares Mulligan Irish Pub, MaltStore unidade Padre Chagas e o Perro Libre Tap Room, com o intuito de visualizar in loco diferentes posicionamentos estratégicos.
Cervejaria Imigração – no último dia de aula, após a apresentação dos projetos que os alunos desenvolveram ao longo do curso, fomos à Cervejaria Imigração, que produz também as cervejas Roleta Russa, Barbarella, Union e Tokai. É uma das maiores microcervejarias do Brasil, com marcas que atingem diferentes públicos. Fizemos o tour pela fábrica e degustamos cervejas direto da fonte, sendo algumas que ainda serão lançadas e provamos em primeira mão. No final, conhecemos a loja anexa à fábrica, onde são vendidos chopes e souvenirs das marcas.
Se você tem interesse em se especializar na área, entre em contato com eles:
www.marketingcervejeiro.com.br/cursos
contato@marketingcervejeiro.com.br