Motorhome e cerveja artesanal pelos Estados Unidos

Viajar de Motorhome é experimentar a liberdade

Viajar de Motorhome pelos Estados Unidos é o tipo de aventura que vale a pena ser feita pelo menos uma vez na vida. Eu não fazia a menor ideia de como seria dividir um Motorhome com mais seis pessoas (que eu não conhecia previamente) durante 22 dias, passando pelos estados do Colorado e Wyoming. A experiência foi incrível e se repetiu no ano seguinte pelo estado da Califórnia, dessa vez apenas eu e mais dois amigos. Por isso decidi escrever esse texto esclarecendo algumas dúvidas que muitos têm em relação a uma viagem como essa, incluindo valores de aluguel e gastos com a viagem. Vamos lá!

Preciso de habilitação especial para dirigir um Motorhome nos Estados Unidos?

No caminho você vai parando pra admirar as paisagens

Para a nossa alegria, não é preciso a PID (Permissão Internacional de Dirigir) para conduzir um Motorhome nos Estados Unidos. Com a sua carteira de motorista nacional tipo B vigente já é possível ser feliz percorrendo as belíssimas estradas do país. Lembre-se, no momento do aluguel é preciso cadastrar a habilitação de TODOS aqueles que pretendem dirigir durante a viagem. Se você planeja ir para outros países e quer saber mais sobre a PID, clique aqui.

É confortável viajar em um Motorhome?

Like a boss

O RV (Recreational Vehicle), ou Motorhome, é o veículo mais confortável que eu já viajei. Na viagem pelo Colorado e Wyoming a gente rodou muito. Fizemos 2.300 milhas (4.185 km) em 20 dias e em nenhum momento me senti desconfortável ou com aquela sensação de que não aguentava mais ficar dentro do carro. Muito pelo contrário, eu curtia muito. Quando não estava dirigindo ou na função de co-piloto e me cansava de ficar sentado, me levantava um pouco ou deitava em uma das camas. Me esticava no sofá ou sentava junto a mesa para ler ou mexer no computador. Trocávamos ideias sobre tudo, afinal tínhamos tempo de sobra, ou simplesmente ficava admirando as paisagens que mudavam sempre. Às vezes até adiantávamos o jantar ou almoço colocando uma lasanha para assar no forno enquanto seguíamos viagem.

Usar o fogão enquanto o carro está em movimento não é possível. Ele balança, mexe muito, e até abrir a geladeira se torna uma tarefa complicada já que pode cair alguma coisa. A lasanha dava certo porque a forma se ajustava certinho no forno e então, mesmo em movimento, não se mexia lá dentro.

As Camas

Eu diria que dormir em um Motorhome é igual acampar, só que com muito luxo. Um motorhome padrão normalmente tem uma cama de casal no fundo que é bastante confortável para duas pessoas e uma cama sobre a cabine onde dormem dois, mas eu acho mais cômodo para uma pessoa. E tem a parte da mesa que geralmente também se transforma em uma cama extra. Essa eu diria que é mais aconchegante para crianças, mas eu confesso que nas duas vezes que viajei de motorhome fiquei com essa cama. Dormia na diagonal, com as pontas do pé pra fora, mas dormia como um anjo, sem problema algum. Uma dica é ir revezando as camas durante a viagem.

Esa mesa do café da manhã se transformava na minha cama

Espaço

Os seis tripulantes

Os veículos mais básicos tem espaço suficiente para 3 a 4 pessoas se sentirem confortáveis. Nos sofás da área da mesa, sentam-se quatro para comer, tomar café, jogar baralho ou trabalhar. Melhor ainda se for um casal e duas crianças. Para cozinhar, em um desses veículos, também é tranquilo. O fogão tem duas bocas. Se for fazer uma macarronada dá pra cozinhar o macarrão em uma, e preparar o molho em outra.

Olhe para o seu amor como eu olho para esse motorhome

Nos veículos maiores a história muda. O conforto já aumenta consideravelmente. Alguns possuem Slide-Out, uma espécia de módulo embutido que pode ser projetado pra fora quando você estaciona, aumentando consideravelmente o espaço interno. Eu viajei em um que era tipo um ônibus que sinceramente daria pra dar uma festa dentro quando abríamos o slide-out. Nesses veículos dá pra viajar até 8 pessoas. Tudo depende do quanto conforto você quer.

Em toda estrutura do veículo tem vários compartimentos, armários e prateleiras para organizar seus pertences. O ideal é no primeiro dia já tirar tudo das malas e mochilas e acomodar nesses compartimentos. Tudo organizado? Agora é só levar as malas e mochilas para o compartimento externo que fica na parte de trás do RV e deixar por lá, poupando espaço interno.

Hotel ou Motorhome?

Onde você quer almoçar hoje?

São experiências bem diferentes que não cabem muita comparação. A viagem de Motorhome é uma viagem de aventura. Você tem que estar no clima para acordar sempre em um lugar diferente, procurar campings, ou estacionar em locais abertos que aceitem pernoite de RV, como alguns estacionamentos do Walmart (mas sempre pergunte antes para não ser surpreendido com algum policial de madrugada mandando você sair dali). No Motorhome você vai ter que cuidar da sua “casa” temporária, varrer, limpar o banheiro, se preocupar com o dump (descarte da água suja e reposição com água limpa), abastecer, fazer seu café da manhã, arrumar as camas, etc. Já no hotel a mordomia é garantida.

Mas não é só isso, no Motorhome você tem a vantagem de, por exemplo, estacionar ao lado de uma cervejaria, ir para o bar da fábrica, beber o tanto que quiser e sair dali direto pra sua cama. Ou então ir para um campground em um parque Nacional, fazer um barbecue regado a cervejas artesanais que você comprou na liquor store e colocou na geladeira do Motorhome, curtir uma natureza exuberante, se divertir um monte e quando cansar, caminhar poucos passos até o veículo e dormir. Tem campings na beira do mar, nas montanhas, em florestas, inclusive um pertinho da Golden Gate Bridge, enfim, é uma viagem de aventuras como já disse anteriormente.

A viagem é o caminho

E nem por isso significa que você irá gastar menos. Mas isso depende muito do seu estilo de viagem. No meu caso sai bem mais barato, ainda mais porque é tudo compartilhado entre os viajantes. Mas a ideia não é pensar na viagem de Motorhome com o intuito de economizar, mas sim em fazer uma viagem diferente com muito mais experiências que seguramente vão ficar marcadas na sua vida.

Os custos giram em torno de milhas rodadas, combustível, camping e dump, gás propano, alimentação (supermercado é barato nos EUA) e cervejas (aqui é onde eu mais gasto).

Retirada e Devolução do Veículo

Um roteiro muito comum nos Estados Unidos pra quem viaja de Motorhome é ir de Los Angeles sentido São Francisco, passando pela cinematográfica rodovia Highway 1 na região do Big Sur. Nesse caso, quando terminar a viagem, ao invés de voltar para Los Angeles para devolver o RV, você pode optar por deixar em São Francisco, mas terá que pagar uma taxa chamada one way. Essa taxa começa em torno de 250 dólares, mas depende muito da distância. Vale fazer as contas e analisar cada situação.

Quanto Custa Viajar de Motorhome pelos Estados Unidos?

O valor depende muito da época do ano que você for viajar, do tipo de veículo que escolher, dos adicionais que irá incluir e da disponibilidade dos carros. Inverno, por exemplo, onde várias pistas estão fechadas por conta de nevascas, e por ser fora de temporada pode ser mais barato. Já no verão, época mais concorrida, é mais caro. Mas sempre tem promoções rolando e você pode dar sorte. Tem que ficar atento e pesquisar muito. Os valores pesquisados hoje, podem ser diferentes se pesquisados em outra data. Por isso volto a dizer, fique atento e pesquise.

Fiz uma simulação para a locação do mesmo modelo do Motorhome que viajei pela Califórnia em 2019. É um Cruise América C25 – Standard de 5 lugares. O valor final dessa simulação, para uma viagem de 10 dias pela Califórnia, ficou em $858,54 + 6,38% de impostos nacionais.

Simulação

A simulação que fiz é retirando e devolvendo em Los Angeles. Lembre-se que se quiser devolver em outra cidade, como São Francisco, por exemplo, terá que pagar a taxa one way de 250 “doletas”.

Eis o resultado da simulação.

Incluí o seguro e o kit cozinha nessa simulação. O Kit Cozinha saiu de graça porque no momento em que simulei estava com essa promoção.

Kit Cozinha

O itens do Kit pessoal eu não incluì na simulação por achar que não vale a pena. É mais barato comprar no Walmart. Um eletrodoméstico que também vale a pena comprar no Walmart é a cafeteira. A gente comprou uma por 10 dólares e usamos todos os dias. Depois, quando fomos devolver o motorhome, doamos para uma família que estava chegando para sair de viagem.

Kit pessoal

Pontos importante a considerar: quantidade de milhas que pretende viajar e verificar se já está incluso o seguro, pra não ter surpresas.

Faça sua simulação aqui e não esqueça de usar o cupom VIAJANTECERVEJEIRO para obter 3% de desconto sobre as diárias na locação de motorhomes da Cruise América.

Qual o valor pra encher um tanque e quanto ele faz por litro?

Ele bebe mais do que eu

Uma coisa você pode ter certeza, ele bebe mais que eu. A média é de 10 a 12 milhas por galão. Um galão americano na Califórnia sai em média a $3,79, sendo que este é um dos estados mais caros para abastecer.

Onde Parar para Dormir

Campground

O ideal e recomendado é, ainda no Brasil, reservar a primeira noite em um camping na cidade ou próximo da cidade onde você irá chegar e pegar o veículo. O primeiro dia e a primeira noite é importante para descansar e se ambientar com o Motorhome, por isso não vale a pena chegar, pegar o carro e já rodar muitas milhas. Durante a viagem você irá encontrando lugares pra passar a noite, sejam eles pagos ou não. O legal é ficar dia sim e dia não em camping, assim você economiza mas também aproveita a estrutura que eles oferecem, como o dump station, lavanderia, aproveita para tomar um banho de rei, faz churrasco no pit fire e desfruta da natureza.

Em meio a natureza
Pit Fire

A média é de 60 dólares a pernoite.

Estes dois sites são ótimos para pesquisar os campings no país, incluindo lugares para free camping:

É Difícil Dirigir um Motorhome?

Não, mas é preciso muito mais atenção e cuidado. Andar sempre uns 10% abaixo da velocidade máxima permitida e ter bastante noção de espaço. Você estará dirigindo uma “casa móvel” e não deve ter pressa.

É importante que vá sempre alguém como co-piloto olhando o mapa/GPS e passando as orientações. É recomendável que o co-piloto ou algum outro passageiro saia do veículo para ajudar na hora de estacionar.

QUE FIQUE BEM CLARO. SE BEBER, NÃO DIRIJA!

Motorhome Trips

Nas duas vezes eu viajei com a Motorhome Trips. Eles são uma agência nacional especializada em locações de motorhomes para brasileiros no exterior. Eu recomendo o serviço deles de olhos fechados. São inúmeras vantagens.

  • Atendimento em português
  • Ajuda na escolha do veículo
  • Sugestão dos melhores roteiros
  • Dicas práticas de como operar o veículo, como realizar o dump, por exemplo
  • Suporte durante a viagem via WhatsApp para orientações ao cliente. Esse é um grande diferencial.

E o melhor, sem pagar nada a mais por isso. Ainda não está convencido? Então pega essa:

  • 85% das vezes os orçamentos da Motrohome Trips são menores do que alugando direto com a locadora.

Isso porque eles têm uma forte parceria com as locadoras e conseguem vários descontos que são repassados para os clientes.

Acesse o site da Motorhome Trips e faça uma simulação. Lembre-se de usar o cupom VIAJANTECERVEJEIRO para obter 3% de desconto sobre as diárias na locação de um veículo da Cruise América. Se tiver qualquer problema com o cupom, entre em contato com o pessoal da Motorhome Trips pelo WhatsApp (41 9 9683-5723) para verificar o que houve.

Cheers!

No site da Motorhome Trips você encontra algumas sugestões de rotas. Acesse e se inspire.

Edson Carvalho

About

Um viajante tão apaixonado por cervejas artesanais que rodou o Brasil inteiro atrás delas e agora dá dicas de onde encontrá-las.

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.