O Bistrô e a Cerveja Artesanal do Complexo do Alemão

complexo-do-alemao

Sabe o Complexo do Alemão? Aquela comunidade no Rio de Janeiro que foi, durante muitos anos, considerada uma das áreas mais violentas da cidade e que, em 2011, foi pacificada e apareceu em todos os jornais da televisão brasileira? Pois bem, eu fui até lá para conhecer o Bistrô Estação R&R.

complexo-do-alemao-4

Ninguém queria me levar, afinal os jornais e a população diziam novamente que a “chapa por lá estava quente”. Eu, como sou “gringo” no Rio, não queria ir sozinho. Mas em um encontro da ACERVA Carioca conheci o Patrick (@beer4girls), amigo do Marcelo Ramos (proprietário do Bistrô) que disse que iria comigo.

Edson, Marcelo e Patrick
Edson, Marcelo e Patrick

O bar, na verdade, fica no começo do morro. Duas quadras para dentro à direita. Facinho de achar e bem tranquilo de ir. Ao chegar o Marcelo já veio nos receber cheio de energia e fazendo umas 10 coisas ao mesmo tempo. O cara não pára. Sentamos na mesa que ele ajeitou na rua, em frente ao bar dividindo espaço com os carros e pessoas que passavam.

Complexo do Alemão
Complexo do Alemão

Marcelo é cervejeiro caseiro, e depois de largar o antigo emprego na área de telecomunicação, arriscou e abriu o Bistrô Estação R&R. Ná época (novembro de 2012) todos falavam que ele era louco de abrir um bistrô com cervejas especiais no Complexo do Alemão. Mas ele sabia o que estava fazendo, e contra tudo e contra todos, inaugurou o bar/restaurante.

complexo-do-alemao-6

Apaixonado por cervejas especiais a ideia do Marcelo sempre foi divulgar a cultura da cerveja artesanal na sua comunidade, e com orgulho ele disse que “80% dos clientes do Bistrô são da comunidade“. O Complexo do Alemão abriga, mais ou menos, 400 mil moradores. Além dos moradores, muitos turistas estrangeiros também vão ao bar indicados por hotéis e agências de viagens.

complexo-do-alemao-2

Hoje eles oferecem uma extensa carta com 280 rótulos e várias opções de pratos para acompanhar as cervejas. Provei o Bolinho de Costela harmonizando com a Lager Complexo do Alemão. Isso mesmo, assim que completou um ano de funcionamento eles produziram a cerveja Complexo do Alemão que é vendida no bar e em alguns outras casas do Rio de Janeiro.

complexo-do-alemao-3

Toda quarta feira tem música ao vivo na rua. Mas não é roda de samba como é praxe nos bares do Rio. Marcelo gosta de inovar e chama um pessoal pra tocar Jazz, Blues e MPB. E aí, partiu tomar umas boas cervejas no Complexo do Alemão?

Olha o Marcelo aí! É o cara!
Olha o Marcelo aí! É o cara!

SERVIÇO
Bistrô Estação R&R
Travessa Jalisco, 32, Complexo do Alemão, Rio de Janeiro – RJ
(21) 3884-8388
www.facebook.com/BistroEstacaoRR

Horário de Funcionamento
Quarta e Quinta das 18h30 a 1h
Sexta e Sábado das 18h as 3h

MAPA

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
Edson Carvalho

About

Um viajante tão apaixonado por cervejas artesanais que rodou o Brasil inteiro atrás delas e agora dá dicas de onde encontrá-las.

View all posts by

One thought on “O Bistrô e a Cerveja Artesanal do Complexo do Alemão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.