Solar Coruja: cultura, arte e cerveja

IMG_1181

As cervejas Coruja já são bem conhecidas no sul e sudeste do Brasil, e famosas pelo estouro que as versões Viva e Extra Viva fazem ao abrir naquelas garrafas que lembram antigos vidros de remédio. Como não poderia faltar, fui visitar as duas casas da marca na cidade de Porto Alegre. O slogan da cervejaria sempre foi meu favorito, “BEBA COM SABEDORIA”. E foi com essa sabedoria que os sócios-proprietários, Rafael e Micael, fundaram o Solar Coruja.

Solar Coruja
Solar Coruja

Situado em um prédio centenário (1906) no centro histórico de Porto Alegre, o Solar Coruja não é propriamente um bar, mas sim um espaço de arte e cultura, com uma área para provar e apreciar as cervejas da marca.

IMG_1212

O Micael (Mica para os amigos), me recebeu muito bem, com muita disposição e orgulho me apresentando as novidades da casa. O Tiago (cervejeiro do solar) reservou um tempo e me mostrou os vários ambientes que compõem o Solar Coruja.

IMG_1209

Como o próprio Mica disse, o Solar não é um bar, é antes de tudo um espaço cultural, com exposições, mostras permanentes, shows, salas para palestras e cursos, além de um museu do cervejeiro caseiro e peças de uma antiga cervejaria expostas em todo o casarão. E nada melhor do que sentar na área externa na casa, depois de ter visitado as exposições, e provar uma boa cerveja.

Museu do cervejeiro caseiro
Museu do cervejeiro caseiro

No dia em que visitei a casa, o Mica, além das várias cervejas da marca, me apresentou dois testes que quer incluir no cardápio do Solar Coruja. O primeiro foi a Bière Chaude, uma cerveja como o nome diz, quente. O teste foi com a Labareda, cerveja com pimenta na receita. Esquentam a cerveja a mais ou menos 60 graus e servem com uma fatia de limão e cravo. Perfeita para o inverno. Eu provei e aprovei.

Labareda na versão Bière Chaude
Labareda na versão Bière Chaude

Em seguida veio com a caipirinha de cerveja, composta por limão, cerveja coruja, sal e cachaça artesanal. Muito refrescante.

Exposição do artista plástico Caé Braga
Exposição do artista plástico Caé Braga
Mica e o Viajante Cervejeiro
Mica e o Viajante Cervejeiro

Neste dia tive a sorte de conhecer o artista plástico Caé Braga, e conhecer seu trabalho com a exposição “Centauros do Pampa”. Para quem não sabe, a cerveja Coice (11,5% ABV), da linha fora de série, foi elaborada em parceria com o artista plástico.

Mica, Caé Braga e o Viajante Cervejeiro
Mica, Caé Braga e o Viajante Cervejeiro

Saímos do Solar e fomos para a Toca da Coruja na cidade baixa, mas este registro fica para o próximo post.

DICA DO VIAJANTE CERVEJEIRO
Sanduíche de lombo suíno cozido no chope harmonizado com uma Coruja Weizenbock

SERVIÇO

Solar Coruja
Endereço: Rua Riachuelo, 525 – Centro histórico – Porto Alegre, RS
Telefone: (51) 3095-0525
email: comunica@cervejacoruja.com.br
site: www.facebook.com/SolarCoruja
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 17h as 22h

MAPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.