Um tour por 4 cervejarias de Anaheim, Califórnia

Bar da Cervejaria Ballast Point em Anaheim, Califórnia

Na sua próxima viagem para Califórnia, coloque Anaheim na programação. A cidade fica em Orange County, nas proximidades (praticamente continuação) de Los Angeles, e tem um monte de cervejarias legais pra ir. Além das cervejarias, que já são motivos suficientes, Anaheim é repleto de parques de diversões que vale a pena conhecer. Vou indicar os dois que eu fui e me diverti horrores. O primeiro deles é a Disneyland, o parque original fundado em 1955 por Walt Disney. A sua “irmã” de Orlando é mais conhecida e bem maior, mas te asseguro que este também compensa. Agora, se você, como eu, gosta de Montanha Russa, então o seu parque é o Knott’s Berry Farm (8039 Beach Blvd, Buena Park, CA 90620). Fui em quatro das cinco que tem no parque e todas, literalmente, tiraram meu fôlego.

Agora que você já se divertiu nos parques, vamos conhecer a “verdadeira disneylandia”, estou falando dos bares e das cervejarias artesanais de Anaheim.

Cervejarias e Bares

A cidade abriga pelo menos 16 cervejarias e cada uma tem sua particularidade fazendo com que a cena cervejeira de Anaheim seja bem diversa. Em um dia fiz um tour por três delas e são dessas que eu falarei, além do bar de uma outra famosa cervejaria. Mas fique tranquilo, no final do post você encontrará a lista das outras cervejarias da cidade.

Anaheim Brewery

Brewpub da Cervejaria Anaheim em Anaheim, Califórnia

Eu nunca imaginei encontrar uma cervejaria com inspiração alemã em plena Califórnia, mas me surpreendi quando fui na Anaheim Brewery. A história é a seguinte, o casal Greg e Barbara Gerovac, eram militares e viveram durante sete anos na Alemanha. Lá sentiram, literalmente, o gosto e o amor pelas cervejas da Bavária. Mas a paixão também vem de berço. O avô do Greg trabalhou por 40 anos na Pabst Brewery em Milwaukee, e o bisavô de Bárbara foi um dos primeiros homebrewers da região. Ele fazia cerveja em seu porão durante a Lei Seca (1920 a 1933).

Os fundadores Greg e Barbara Gerovac – Anaheim Brewery (Califórnia)

Quando os dois voltaram para os Estados Unidos e se aposentaram da carreira militar, decidiram abrir uma cervejaria. Foi então que, em 2010, optaram por resgatar a marca Anaheim Brewery, que desapareceu quando a Lei Seca (Prohibition) fechou as torneiras dos bares e cervejarias em 1920.

O carro chefe da casa é a Anaheim 1888, uma amber lager inspirada no primeiro estilo da primeira Anaheim Brewery, a cervejaria original.  Mas além dos estilos clássicos alemães como Weissbier e Kölsch, também produzem West Coast IPA, Double IPA, entre outras.

Comidas típicas da região sul da Alemanha

Dá pra tomar sentado no balcão do bar, bem em frente ao vidro que separa o bar da cervejaria, ou então se espalhar pelas grandes mesas do Biergarten na parte da frente. No dia em que eu fui, estavam servindo comida bávara com salsichões, mostarda, joelho de porco, chucrute, tudo acompanhado por suas boas cervejas e uma banda típica alemã.

Eu fiz a visita a fábrica com a Barbara, uma das proprietárias, e foi bem legal. Ela foi contando toda história da cervejaria enquanto mostrava o processo produtivo.

Endereço
336 S. Anaheim Blvd, Anaheim, CA 92805

Horários
Segunda a Quinta 17h – 21h
Sexta 17h – 23h
Sábado 12h – 23h
Domingo 13h as 19h

Unsung Brewery

Brewpub da Cervejaria Unsung em Anaheim, Califórnia

Saindo da Anahein Brewery fui a pé para a Unsung Brewery. Fica a exatamente uma quadra dali, no máximo 3 minutos andando. A Unsung já tem uma pegada bem diferente, com criações mais ousadas e no estilo da escola cervejeira norte americana.

Brewpub da Cervejaria Unsung em Anaheim, Califórnia

Se você é um aficionado por cervejas e HQ’s, a Unsung vai te conquistar. Primeiro porque fazem cervejas muito boas, e segundo porque a decoração do bar e os rótulos das cervejas são todos inspirados no universo dos quadrinhos.

Algumas das cervejas em latas

O fundador e cervejeiro Mike Crea é um apaixonado pelas histórias de heróis e trouxe essa paixão pro conceito da Unsung. Junto ao bar tem uma pequena fábrica piloto onde fazem testes de novas receitas e colocam no bar para a venda, mas a produção maior das cervejas de linha fica em Tustin, a poucos quilômetros de Anaheim.

Anexo ao bar está uma nano cervejaria para testes de novas receitas

São várias cervejas nas torneiras e outras tantas em latas, assim como a opção do Crowler que hoje é febre nos Estados Unidos. Para quem ainda não sabe, o Crowler é a versão em lata do Growler. Um tap fica fixo com Cold Brew (café gelado). Ah, e o herói preferido do Mike é o Homem Aranha.

Endereço
500 Anaheim Blvd Unit B, Anaheim, CA 92805

Horários
Segunda a Quinta 14h – 23h
Sexta 12h – 00h
Sábado 11h – 00h
Domingo 12h as 23h

The Bruery

Fachada. Foto Divulgação retirada do site da empresa

Essa cervejaria não é para iniciantes. A The Bruery é especialista em cervejas envelhecidas em barris de madeira (barrel aged) e na produção de cervejas experimentais, como as sour ales, por exemplo. Quase metade de todas as receitas são barrel aged. A sala de barris é de chorar de alegria. Tem cerveja maturando em barris de vinho, whisky, rum, cognac, bourbon, a lista não pára. Eles criam dezenas de novos sabores todos os anos e servem no tasting room da fábrica.

Barris maturando cervejas da The Bruery

O fundador da The Bruery, Patrick Rue, era um cervejeiro caseiro que decidiu apostar todas as suas fichas e abrir uma cervejaria depois de ver que suas receitas caseiras vinham ganhando vários prêmios ao longo dos anos. Obrigado por tomar essa decisão, Patrick.

The Bruery Terreux em Anaheim, Califórnia

Provei cinco cervejas da casa e confesso que foi difícil decidir qual era a melhor. Veja a lista:

  • Relax [It’s just a Hazy IPA]: Uma Hazy IPA com lúpulos Cintra, Centennial, Simcoe e Amarillo. A brincadeira aqui é que normalmente todas as cervejas deles são bem diferentes, e essa é uma NEIPA mais, digamos, “normal”. Porém com muita personalidade e 6,8% de teor alcoólico.
  • Mischief: Uma Belgian Golden Ale mais lupulada, o que não é característica das cervejas belgas.
  • Goses are Red: Aqui a brincadeira começou a ficar séria. Essa é uma cerveja do estilo Sour Gose. As goses levam sal na receita. Ela maturou em um Foeder de Carvalho e teve adição de coentro e uvas, conferindo frescor e a coloração rosé. O nome faz um trocadilho com “Roses are Red” (Rosas são Vermelhas). Ela tem acidez moderada e 5,3% de teor alcoólico.
  • Wit The Funk: Essa foi a minha preferida. A base é uma Witbier clássica belga com cascas de laranja e coentro, porém fermentada com Brettanomyces e uma cultura de leveduras própria da cervejaria. A maturação foi feita em um Foeder próprio onde combinaram carvalho francês e americano. O resultado é uma cerveja extremamente complexa porém super refrescante com uma pegada selvagem proveniente da brettanomyces e o tempo na madeira. Essa foi, sem sombra de dúvidas, a minha preferida. Ela tem 5,4% de teor alcoólico.
  • Imperial Cabinet: Essa é uma cerveja colaborativa com a Jester King Brewery que leva alguns ingredientes do coquetel Gin Fizz, como limão, laranja e alguns botânicos pra trazer frescor para a ela. Depois deixam fermentar no estilo da The Bruery com uma cultura própria de leveduras selvagens transformando ela em uma American Wild Ale. Aqui o soco é forte, são 9,3% de teor alcoólico muito bem inseridos.
  • Bakery: Coconut Macaroons: Essa também é uma loucura (eu até trouxe uma latinha na mala pro Brasil). Imperial Stout maturada em barris de bourbon com coco e sabor natural de baunilha. Tem “fucking” 13% de teor alcoólico. É praticamente uma sobremesa alcoólica. Dulçor acentuado aliado a potência das Imperial Stouts.

Endereço
717 Dunn Way, Placentia, CA 92870

Horários
Domingo a Quinta 12h – 22h
Sexta a Sábado 12h – 24h

Ballast Point Bar

Bar da Ballast Point em Anaheim, Califórnia

A cervejaria Ballast Point é original de San Diego, sul da Califórnia, mas tem alguns brewpubs em outras cidades, como em Anaheim. O bar em Anaheim fica dentro da Downtown Disney District, um complexo de lojas e restaurantes ao ar livre que faz parte do Disneyland Resort e fica ao lado do parque.

Bar da Ballast Point em Anaheim, Califórnia

Eu sou fã da cervejaria desde a época em que ela começou a ser vendida no Brasil. Eles tem uma linha grande de cervejas com destaques para as IPA’s. Provei várias, incluindo algumas exclusivas que só vendiam no bar de Anaheim.

O bar é muito grande com um espaço interno amplo que dá pra ver a micro cervejaria, um balcão em forma de ilha bem legal e a parte externa onde fiquei, um pátio na cobertura com um bar só para atender os clientes ali, ao ar livre, sensacional.

Tap handles da Ballast Point expostos no bar da cervejaria em Anaheim, Califórnia

E no final, ao ir embora, como é praxe nas cervejarias norte americanas, você passa pela lojinha com produtos da marca onde dá vontade de comprar tudo caso você não se controle.

Endereço
1540 S Disneyland Dr. #201 Anaheim, CA

Horários
Diariamente 11h – 24h

PARA VOCÊ SABER

  • As cervejas nos bares são bem mais caras do que nos supermercados ou nas liquor stores.
  • Um Pint (16oz ou 473ml) nos bares gira em torno de 7 dólares. Sugiro pedir um flight of beer (régua de degustação).
  • Nos supermercados o six-pack de long neck gira em torno de 10 dólares, a depender da marca. Ou seja, vale muito a pena, mas você perde a experiência de tomar no ambiente e atmosfera do bar.
  • Nos bares costuma-se deixar um dólar de gorjeta (tips) por cada pint tomado, ou de 15 a 20%  o valor da conta final.
  • Algumas cervejarias oferecem tours com horários marcados. Fique atento ao site e se é preciso fazer uma pré-reserva online.

SUGESTÃO DE ROTEIRO

Comece pela Ballast Point, depois pegue um Uber ($13 dólares) para a Unsung Brewery. Da Unsung vá caminhando para a Anaheim Brewery, é bem pertinho, distância de apenas uma quadra. De lá pegue um outro Uber ($10 dólares) para a The Bruery.

OUTRAS CERVEJARIAS DE ANAHEIM

  • All American Ale Works (5120 E. La Palma Ave., Anaheim)
  • Asylum Brewing (2970 E. La Palma Ave., Anaheim)
  • Backstreet Brewery (1884 S. Santa Cruz St., Anaheim)
  • Bottle Logic Brewing (1072 N. Armando St. Anaheim)
  • Brewheim (1931 E. Wright Circle, Anaheim)
  • Golden Road Brewing (2210 E. Orangewood Ave., Anaheim)
  • Hoparazzi Brewing Co. (2910 E. La Palma Ave., Ste. D, Anaheim)
  • JT Schmid’s Restaurant and Brewery (2610 E Katella Ave, Anaheim)
  • Karl Strauss (2930 E. Orangewood Ave., Ste. 100, Anaheim)
  • Legends Craft Brewery (1301 S. Lewis St., Anaheim)
  • Noble Ale Works (1621 S. Sinclair St. Ste. B, Anaheim)
  • Phantom Ales (1211 N. Las Brisas St., Anaheim)
  • Towne Park Brew Co. (1566 W. Lincoln Ave., Anaheim)

Com todas essas dicas em mãos você já pode aproveitar bem a cena cervejeira local.

Cheers!

Edson Carvalho

About

Um viajante tão apaixonado por cervejas artesanais que rodou o Brasil inteiro atrás delas e agora dá dicas de onde encontrá-las.

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.