A cervejaria Abadessa é bem conhecida em Porto Alegre e região. Produz cervejas inspiradas na escola alemã, geralmente seguindo a lei da pureza de 1516, a famosa Reinheitsgebot.
Entrei em contato com o Herbert Schumacher e combinamos um dia para visitar a fábrica. No dia e hora marcado nos encontramos e seguimos para Pareci Novo, interior do Rio Grande do Sul.
No caminho o Schumacher foi me contando sua história com a cerveja, sobre os 13 anos que viveu em Munique (Alemanha) e sobre a cena cervejeira no Brasil e no mundo. Foi extremamente atencioso, com uma disposição e orgulho que só vemos em quem é realmente apaixonado pelo que faz.
A cervejaria foi fundada em 2006 por três famílias de origem alemã (Rosenbach, Schumacher e Warter). A fábrica foi construída em um lugar tranquilo, com muito verde e uma fonte de água mineral que usam para a produção das cervejas.
Os tanques suportam 22.500 litros de cerveja, mas não usam a capacidade total. No dia da visita provamos 5 estilos, todas que estavam à disposição. Começamos pela Slava Pilsen (4,1% ABV) e seguimos com a Abadessa Helles (4,6% ABV), o estilo clássico de Munique, mais maltada e bem saborosa. Na sequência provamos a Abadessa Export (5,0% ABV), que também é vendida na Alemanha, seguimos pela Abadessa Emigrator Doppelbock (7,2% ABV) e finalizamos com a Hildegard von Bingen (4,8% ABV), a weissbier da Abadessa. As cervejas não são filtradas nem pasteurizadas.
Em vários bares de Porto Alegre e região é possível encontrar as cerveja da Abadessa. Minha preferida foi a Emigrator, uma doppelbock de coloração avermelhada a cobre escuro, bem encorpada e com notas fortes de malte, leve dulçor e muito bem equilibrada. Ela é produzida apenas para o inverno.
Se interessou e quer conhecer a cervejaria?
Junte um grupo de no mínimo cinco pessoas e agende uma visita.
Para mais informações, clique aqui
Ai de você se não chegasse na hora!!! rsrs
Muito bacana, as cervejas da Abadessa são excelentes e ao conhecer o Schumacher se vê claramente como a paixão dele transparece nas cervejas que ele produz. Cheers!!!
Produzem Chopp em larga escala?