Em Maceió conheci o Najuany Bistrô, um restaurante super charmoso e muito aconchegante a poucos metros da Praia da Ponta Verde, região bem tranquila e bonita da capital Alagoana.
Najuany é uma homenagem às mães do casal Boris e Karol. Boris é o Chef responsável pela cozinha e a Karol é a Beer Sommelière, responsável pelas dicas de harmonização e atendimento no salão.
Boris é boliviano e conheceu a Karol quando morava em Brasília. Ambos já trabalhavam em restaurantes até que resolveram se aventurar e abrir o próprio negócio. Escolheram a cidade de Maceió e vieram na cara e na coragem. Montaram esse simpático restaurante e estão até hoje criando ótimos pratos e proporcionando deliciosas experiências gastronômicas. Que bom que se arriscaram.
Possuem uma horta no restaurante onde conseguem aproveitar praticamente tudo do que plantam. Muitos dos pratos também são artesanais, de produção própria, como a linguiça que provei em alguns dos pratos da casa.
Trabalham nesse conceito de cozinha contemporânea, com produtos mais naturais de onde conhecem a procedência, cervejas artesanais entre outros. A Karol me disse que gostam de buscar novidades como criar pratos, por exemplo, com plantas alimentícias não convencionais (PANC).
Quando fui visitá-los o Chef Boris montou um menu degustação com três pratos, e a Karol escolheu uma cerveja para cada um deles. Eu pedi para que os dois últimos pratos ele preparasse com metade do que coloca normalmente.
Primeiro veio a entrada chamada Casa del Camba, que é uma releitura de um típico café da manhã boliviano, composto por linguiça artesanal com molho llajua e sonso, um purê de mandioca, ou macaxeira como dizem por aqui, com queijo grelhado. Harmonizou muito bem com a Zeus, uma Session IPA da cervejaria Hoffen.
Em seguida veio o Coral, fettuccini com molho de ervas e limão com mexilhão, lula e tomate fresco. A cerveja escolhida foi a Hop Bros. Prato delicioso e harmonização perfeita.
E para finalizar trouxeram um Risotto Caipira composto por linguiça artesanal com erva doce e vinho tinto, temperos diversos e guisado de ossobuco, ou chambaril como é conhecido em Alagoas. Para esse prato a cerveja escolhida foi acertadamente a Schornstein Bock.
SERVIÇO
Najuany Bistrô
Rua São Francisco de Assis, 73 – Jatiúca, Maceió, AL
(82) 3317-4209
najuanybistro@gmail.com
Horário de Funcionamento
Terça a Quinta das 19h as 23h
Sexta eSábado das 19h as 00h
MAPA