7 Bares que você precisa conhecer em Porto Alegre

A primeira versão desse post foi em 18 de dezembro de 2014. De lá pra cá muita coisa mudou e muitos bares aqui listados fecharam suas portas. Pensando nisso resolvi atualizar a lista dos 7 bares que você precisa conhecer em Porto Alegre.

Encontrar bares que vendam cervejas artesanais por lá é uma tarefa fácil nos dias de hoje, afinal a cidade é uma referência nacional no assunto. A capital gaúcha abriga várias cervejarias preocupadas em produzir e oferecer cervejas de qualidade ao sedento público que aumenta dia após dia.

Essas listas são sempre polêmicas porque muitos lugares legais ficam de fora. Mas a ideia aqui nem é listar os melhores, até porque isso é muito relativo, mas sim dar um norte pra galera que for pra Porto Alegre saber por onde começar.

Vamos lá!

Armazém Água de Beber

Pode entrar que vale a pena
Pode entrar que vale a pena

Vamos começar com um clássico. No centro da cidade, com cara e clima de boteco, o Água de Beber foi precursor ao trazer cervejas especiais para Porto Alegre. São mais de 20 anos de atividade, mas claro que na época as cervejas artesanais não marcavam tanta presença nos balcões do bar e mudou de donos nesse período.

IMG_1119

Funcionam de segunda a sexta e servem várias opções de cervejas e destilados, afinal, a alma é de boteco. Tem um ótimo balcão para acolher os que preferem esse tipo de assento, mais íntimo e próximo dos atendentes. A cozinha não deixa a desejar. Na época provei o Ragu da Nonna e não me decepcionei.

SERVIÇO
Rua Vigário José Ignácio, 686 – Centro – Porto Alegre, RS
Segunda a Sexta das 17h as 23h

Leia mais sobre o bar aqui

MaltStore – Cervejas Especiais

IMG_0977

Uma mistura de loja e bar especializado em cervejas artesanais, é o que define a MaltStore. O ambiente é pequeno, porém muito acolhedor e com todo o clima de um bar cervejeiro.

IMG_0988

Eles também são um dos pioneiros como bar e loja especializado apenas em cervejas artesanais.  O staff da casa entende muito de cervejas e está sempre disposto a orientar o pessoal.

SERVIÇO
Rua Amélia Teles, 396 – Bela Vista – Porto Alegre, RS
Segunda a Sábado das 10h as 22h. Domingo das 12h as 22h.

Leia mais sobre o bar aqui

Apolinário Bar

IMG_1534

O Apolinário é um clássico da cidade baixa em Porto Alegre. Abertos desde 2006, o bar, na época em que visitei (2014), era a sede do Slow Food no Rio Grande do Sul. Não é à toa que incorporaram o conceito que chamam de Slow Food, Slow Beer, onde a preocupação com o que se come e com o que se bebe vigora por ali.

IMG_1546

Não deixe de provar o escondidinho de calabresa defumada com a cerveja Rauchbier Weiss da Alenda Bier.

SERVIÇO
Rua José do Patrocínio, 527 – Cidade Baixa – Porto Alegre, RS
Segunda a Sábado das 18h as 24h

Leia mais sobre o bar aqui

Inca Bar

Foto: Facebook do Bar

Esse é dos meus. Inspirados em viagens que fizeram pela América Latina, surgiu o Inca Bar.

Focados na valorização da produção local, o bar, localizado em um casarão de 300m², no bairro Boa Vista, apresenta 19 torneiras de cervejas artesanais e 1 com espumante.

Foto: Facebook do Bar

O tap list é composto por cervejas de diferentes estilos e para todos os gostos, explorando o melhor das escolas cervejeiras: alemã, americana, belga e inglesa.

SERVIÇO
Rua Inácio Vasconcelos, 69 – Boa Vista
Terça a Sábado das 17h30 as 23h30

4 Beers Cerveja e Cultura

Foto: Facebook do Bar

O 4beer fica em um enorme pavilhão situado no 4º Distrito em uma região central de Porto Alegre. O bar tem 34 torneiras de chope saídas direto da câmara fria, junto da cervejaria Diefen Bros.

Mantiveram as características do pavilhão como o pé direito alto e a estrutura do telhado aparente.

Foto: Facebook do Bar

De todas as vezes que fui sempre pedi o Pancho Hermano para acompanhar as cervejas. É um sanduíche com salsicha frankfurter enrolada no bacon com provolone, chimichurri e rúcula. Foi só escrever isso que já me deu fome.

SERVIÇO
Av. Polônia, 200 – São Geraldo, Porto Alegre
Segunda a Sexta das 11h30 as 23h30. Sábado das 12h as 23h30

Estreito da Chosen

Foto: Facebook do Bar

Que lugar alto astral. Além de cervejas artesanais tem uma carta de coquetéis deliciosos. Eu variei entre boas cervejas e bons drinks.

O Estreito da Chosen parece um jardim da casa daqueles amigos que você gosta, onde poderia passar uma tarde toda curtindo e aproveitando a vibe do lugar.

Foto: Facebook do Bar

SERVIÇO
R. Vasco da Gama, 542 – Bom Fim, Porto Alegre
Terça a Sábado das 18h as 23h15

Bierkeller

Bierkeller
Bierkeller

No começo do Bierkeller, você só entrava se fosse convidado, era uma espécie de speakeasy com portas fechadas e um sistema de senha eletrônica para acessar a casa. Todos os clientes eram, de certa forma, amigos e conhecidos. Hoje já não é mais assim, mas a estrutura se mantém. O bar lembra um antigo armazém, com vários ambientes, inclusive uma passagem secreta, daquelas de filmes em que você empurra a parede e ela se abre.

Vittorio
Vittorio

O Vittorio, proprietário, é uma lenda viva e foi um dos responsáveis pelo crescimento da cerveja artesanal em Porto Alegre.

SERVIÇO
Rua João Abbott, 596 – Petrópolis, Porto Alegre
Segunda a Sábado das 17h30 as 23h 

Leia mais sobre o bar aqui

Edson Carvalho

About

Um viajante tão apaixonado por cervejas artesanais que rodou o Brasil inteiro atrás delas e agora dá dicas de onde encontrá-las.

View all posts by

53 thoughts on “7 Bares que você precisa conhecer em Porto Alegre

  1. Excelente seleção, sem desmerecer o Nossa Senhora, substituiria ele pelo Infiel na Cidade Baixa, dentro do Olaria. O bar não é antigo, mas evoluiu de uma forma surpreendente desde a inauguração.
    São muitos mais rótulos e passou a servir chopp, com promoção de happy hour. Além de ter lançado um sorvete artesanal de cerveja que sério, DIVINO!

  2. Ótimo post, mas porque o post mencionar o bar bierkeller, se ele não permite a entrada do público, que não tem autorização específica do dono??? Acredito que a matéria deva ser sobre os bares que querem e são abertos ao público que os queiram prestigiar, e o bar bierkeller não se enquadra nessa situação e na minha opinião não deveria nem ser mencionado no post; pois, é um bar hipotético!!!

    1. ia comentar justamente isso. Se o post é intitulado “7 bares que você precisa conhecer em Porto Alegre”, ele não mereceria estar aqui, mas sim, dar espaço para outro lugar. Colocaria o Bier Markt.

  3. O Bierkeller é na Joao Abott x Carazinho.
    Já não é mais aquela coisa de bar secreto, pois até propaganda de cerveja tem na frente.

    Mas ainda não é totalmente aberto ao público.

  4. Fomos muito mal atendidos no Apolinário, o pessoal do Staff não entende nada das cervejas e chopp da casa e ainda saíram comendo os restinhos de pizza que sobrou na forma. Decepcionada!

  5. Falar sobre esse assunto e não citar o Bier Markt é inconcebível.
    Não tenho a menor dúvida de que há interesses financeiros por trás dessa “postagem”. O Bier Markt tem a melhor seleção de chopes em torneira da cidade, sem contar o cardápio de comidas tradicionais alemãs.

    1. Caro Luiz, olha que não seria ruim se alguém me pagasse por essa publicação, mas infelizmente não aconteceu. Até porque os posts pagos são citados nas publicações. É curioso como você não foi o primeiro a citar a ausência do Bier Markt, mas como sou paciente, venho outra vez explicar o post. Atenção ao título: “7 Bares que você precisa conhecer em Porto Alegre”. Se prestarmos atenção verá que não se trata de um post sobre os “MELHORES BARES DE PORTO ALEGRE”, mas sim 7 bares para se conhecer, e obviamente os que eu achei interessante citar. O Bier Markt poderia estar nessa citação? Claro que sim, é um ótimo bar, assim como os citados e vários outros da cidade de Porto Alegre.
      Muito obrigado pelo comentário e por acompanhar o Viajante Cervejeiro pelo Brasil.
      Forte abraço.
      Edson Carvalho

      1. Poh cara mas sugerir um bar que tem que ter convite é fogo, fica dificil conhecer assim 😛
        “Se prestarmos atenção verá que não se trata de um post sobre os “MELHORES BARES DE PORTO ALEGRE”, mas sim 7 bares para se conhecer, e obviamente os que eu achei interessante citar.”

      2. Edson, me desculpe pela minha opinião, me expressei errado. Não quis causar dúvidas sobre o que financia o que tu escreve, apenas achei estranho o bier Markt não estar presente, sendo que é o bar mais respeitado de POA em questões de cervejas premium. Bom que agora, após inúmeros comentários falando o mesmo, as pessoas que lerem o post também saberão que ele existe. Tudo certo! Abs

  6. “7 bares que você precisa conhecer em Porto Alegre”, mas não vai: o título da reportagem soa estranho após a leitura do texto, pois são citados “7 bares que você precisa conhecer”, mas que de fato só conhecerá 6 deles, pois o Bierkeller é “secreto”. Particularmente, eu conheço todos os 6 que são possíveis frequentar, e muitos outros (Biermarkt, Hidden, Cucahaus – depois do Lagom é o meu preferido por ser do lado da minha casa e por servir cervejas e comidas alemãs muito boas, etc.), menos o Bierkeller. De qualquer maneira, a reportagem (e o site) é legal e mostra a qualidade cervejeira da capital gaúcha.

  7. Bierkeller
    Aqui você só entra se for convidado, isso mesmo, o Bierkeller é famoso por sua exclusividade. Todos os clientes são, de certa forma, amigos e conhecidos. O bar lembra um antigo armazém, com vários ambientes, inclusive uma passagem secreta, daquelas de filmes em que você empurra a parede e ela se abre.

    O Vittorio, proprietário, é uma lenda viva e foi um dos responsáveis pelo crescimento da cerveja artesanal em Porto Alegre. O endereço não foi mencionado justamente para não atrair desconhecidos para o bar. ???? 7 bares que vc precisa conhecer???? como???

    1. Se não é para conhecer porque o colocaram na matéria?Perderam a oportunidade de mostrar outros bons bares em POA
      que que gostariam de mostrar o seu produto e sua qualificação para o público

  8. Existe bares melhores, mais acessíveis e muito mais tradicionais pra um cervejeiro. Exemplo?! Hidden brewpub, Bier Markt….. Post tendencioso e desinformativo.. Só por isso comentei. Entendo a posição do Luis.

    1. Nossa que gente quanta ignorância, quem sabe escreve algo e posta!!!
      òtimo posto Edson, para quem realmente sabe interpretar o tema…”sugestivo”!!

      Desculpe, mas só por isso comentei!!!

    1. Dos 6 que conheço, acho o mais chato. É realmente o que tem melhores acomodações, mas acho chato, um pouco insosso. Na verdade acho os frequentadores chatos, nunca acontece nada diferente, é tudo muito previsível, muito na cartilha. É claro que esse não é um defeito, muito pelo contrário, deve ser uma baita qualidade para a maioria, mas eu não curto.

  9. Ouvi dizer que o Bierkeller está à venda. Não me surpreende sendo um “bar” que dificulta o acesso dos clientes ao estabelecimento, só pode acontecer isso, fecha as portas mais cedo ou mais tarde.

    Faltou o Biermarkt mesmo que é um dos principais de PoA, tem o The Pint como um dos novos em estilo Pub com cerveja própria.

    1. Faz tempo que ele não dificulta a entrada de ninguém, inclusive tem até pagina no face com cardápio de petiscos do dia. Recebem grupo de mulheres para festa de aniversário e fazem jantar para o dia dos namorados. O motivo que citou sobre a posível venda do lugar, imagino eu, que seja apenas suposição tua.

  10. Na zona norte temos o Licorking, com 35 rótulos artesanais, o chopp Blond e Ipa da melhor qualidade, Fora os petiscos artesanais que são de matar.
    Vale muito a pena.
    Roque Calage, 343.

  11. Conheço todos os citados, inclusive o bierkeller que dá pra ir a pé da minha casa. Antigamente não tinha identificação nenhuma na frente, mas agora já tem plaquinha, vai ver está revendo o conceito, mas não sei dizer. Agora, faltou o BIERMAKT que têm talvez a maior carta de cerveja da cidade. E pior, faltou alguns pubs como o dirt old man, um dos locais com chopp artesanal mais divertido para se beber na cidade e o MELHOR lugar para se beber em porto alegre, o SHAMROCK pub.

    1. Gabriel, não gosta de comentários? Não faz um blog. Você também tem a opção de não ler o comentário. Chato foi você agora, pois foram inúmeros comentários dizendo que faltou o bar mais carismático da cidade.

    2. Eu leio os comentários deste tipo de post justamente para ver se descubro mais lugares. E sempre aparece algum que me interessa e que procuro visitar. Acho que todos ganham com isso, não é chato, é informação.

  12. Gente!! Na zona norte tem um bar “afu” tem, alem da cervejas artesanais e importadas, o chopp artesanal. O ambiente é maravilhoso. O nome é “Toda Hora Afu”. Minha turma não sai mais de lá, somos muito bem atendidos. Fica na av. Salvador Leão

  13. Cidade Baixa Café Bar! Rua José do Patrocínio esquina Luiz Afonso, ótimo lugar para tomar um chopp da Imigração com um preço super atrativo ou as cervejas artesanais da Solerun, Irmãos Ferraro, Roleta Russa… Dentre outras!

  14. Na minha opiniao faltaram dois muito importantes: Primus Bar no bom fim e Hidden na zona sul
    Ambos tem o melhor atendimento, varias torneiras de chopes excelentes e uma comida muito boa. Recomendo muito os dois no Top 5 porto alegre!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.